sexta-feira, 16 de julho de 2010

Tábua “Tudo em um”

Olá Amigos,se você é o churrasqueiro oficial dos seus amigos, sabe que é difícil levar um monte de apetrechos pra fazer churrasco na casa dos outros.
Essa tábua, com certeza, foi criada pensando em você. Ela já vem com faca e garfo (ambos da Bianchi), espátula, coletor de gordura e tem um compartimento pra colocar os cortes.

Incrível né?

Via Blog do Churrasco

Como surgiu o rodízio de carnes!


Olá Amigos,para quem gosta de carne, não existe nada como um rodízio de carnes. Por isso mesmo o grande criador desta idéia é um gênio por natureza, mas se vocês pensam que o rodízio foi inventado no Rio Grande do Sul estão muito enganados. Calma gaúchos, o rodízio não foi criado nos pampas mas foi a idéia de um gaúcho. Este homem é Albino Ongaratto, natural do Rio Grande do Sul, comandava a churrascaria 477 no interior de SP.
Albino foi forçado a criar o sistema de rodízio quando se viu em uma situação caótica. A churrascaria 477 estava lotada, alem do normal, os pedidos eram entregues errados nas mesas e quando os clientes estavam quase pulando no pescoço do Sr. Ongaratto, este ordenou que seus garçons servissem todas as carnes em todas as mesas em forma de porção. O resultado foi imediato, agradando os clientes e conquistando o Brasil e o mundo.
Essa história é um belo exemplo de como grandes idéias podem surgir em meio ao caos e assim nasceu o rodízio de carne também conhecido como espeto corrido.

www.churrasconobrerj.com.br

Aonde ficam os cortes da carne?


Olá Amigos, vocês sabem de que parte do boi vem cada corte de carne? Pois bem a veja na ilustração para que possamos ter um ideia melhor dos cortes.

1- Contrafilé
2- Capa de Filé
3- Alcatra
4- Picanha
5- Maminha
6- Fraldinha
7- Coxão Mole
8- Coxão Duro
9- Lagarto
10- Músculo
11- Patinho
12- Acém
13- Cupim
14- Paleta ou Braço
15- Peito
16- Costela
17- Filé Mignom

www.churrasconobrerj.com.br 

Tipos de Facas e suas utilidades!




Olá Amigos, uma boa faca é uma das mais importantes ferramentas de uma cozinha e de um churrasqueiro. Mas se você pensa que apenas uma faca com boa cutelaria é suficiente para preparar todos os alimentos, você está bem enganado. Existem muitos tipos de facas, para diferentes funções:

Faca chefe

A faca do cozinheiro chefe como seu nome sugere é a principal na cozinha, pode exercer todas as funções de cortar, de triturar e de limpar o alimento. A faca de um cozinheiro chefe mede de 15 a 30 centímetros. A diferença principal desta faca está na lâmina, a ponta é curvada para permitir um corte mais exato e mais definido.

Faca de pão

A faca de pão é apenas para cortar pães. Os tamanhos variam de 15 a 25 centímetros, a lâmina é irregular para atravessar mais facilmente os pães e pastelarias. Quem não adora um pão francês junto com o churrasco?

Faca para frutas


Variando de 5 a 10 centímetros, a faca para frutas cabe bem na expressão “pequena mas terrível.”. Ideais para retirar cascas e tarefas complicadas de corte como a decoração de alimentos ou frutos do mar.

Faca de bife

Feita de peça única e aço inoxidável precisa ser resistente para os diversos tipos de carne, possui a ponta com serrilhas excelentes para fatiar ou servir bifes e é necessária tanto para os churrasqueiros de fim de semana, quanto para os profissionais.

Não podemos esquecer que para um bom corte, precisamos de uma faca bem amolada, aqui no blog falo da melhor forma para se amolar uma faca.

Outdoor Aromatizado!


 
Olá Amigos, para atrair a atenção de possíveis clientes que passam por uma estrada da Carolina do Norte, a rede americana de Mercearias Bloom resolveu apelar, atraindo o pessoal pelo estômago.
Como? Aí vem o mais interessante. Aromatizante de carne. Isso mesmo. A empresa está disparando aroma de carne pela rodovia.
O anuncio, olhado de longe parece um outdoor normal, mas quando o motorista passa pela placa, imediatamente sente um ventinho com cheiro de carne e pimenta do reino. Isso porque um ventilador foi colocado estrategicamente na beira da estrada para disparar o aroma 6 horas por dia. Das 7h às 10h e das 16h às 19h, até o dia 18 de junho.
Imagine este Outdoor na hora do rush no Rio de Janeiro?

Escolha o Queijo certo!

 
Olá Amigos, se você não dispensa uma boa tabua de frios para abrir o paladar, deve saber que existe o queijo certo para cada ocasião e bebida, certo? Não?
Então tome nota dessa lista bem útil e não faça feio no próximo happy hour.


Do Tipo Cremoso
Com a consistência de um requeijão, o queijo Melba é um dos mais cremosos e vai, com certeza, impressionar seus convidados: muitos já vêm temperados com cebolinha, tomate seco, amêndoa e damasco. E vão muito bem com torrada.

                      Para a Salada
Feito a base de leite de cabra, o Chèvre é uma opção interessante para quem está fugindo da rúcula, tomate seco e mussarela de búfala. Comprando apenas um vidrinho de queijo Chèvre você consegue fazer uma salada simples e deliciosa misturando- o a uma bandejinha de morangos e outra de tomates-cereja. Junte tudo e tempere com sal e pimenta - do- reino moída. Para completar, leve ao fogo 3 medidas de vinagre balsâmico para 1 de mel e deixe reduzir, formando um xarope. Jogue a mistura por cima. Ninguém resiste.


A Qualquer Momento
Apesar da origem chique, o queijo suíço Gruyère é o típico queijo que pode ser servido em qualquer ocasião. Ele é duro, levemente salgado e picante. Ou seja, tanto como petisco ou recheando um sanduba pode apostar no básico!





Com Cerveja
Adocicado e leve, o Emmental é muito comum no preparo de Fondues, mas basta colocá-lo em ação como petisco oficial em uma final de campeonato para ver que o potencial desse queijo vai muito mais longe. Uma dica importante na hora de comprar é que ele tenha buracos bem redondos, as chamadas olhaduras. Se elas forem perfeitas e uniformes, é sinal de que o queijo é bom.


Com Vinho
Cuidado com aquela famosa máxima de que vinhos e queijos formam um casamento perfeito. O queijo tem alto teor de gordura, sal e elevada acidez, o que pode bagunçar tudo se for harmonizado com o vinho errado.
O Gouda curado, devido seu sabro acentuado e com cristais de sal, vai bem com vinho smais potentes. Escolha um Malbec ou Cabernet Sauvignon.


Aposte na Versatilidade
Presença obrigatória em nove entre dez tábuas de queijo, o Brie faz jus a sua fama; cremoso, de sabor adocicado e levemente defumado, ele também tem uma ótima relação custo/ benefício. Mas fique atento. Na hora de comprar um pedaço, certifique-se de que ele esteja estufadinho como na foto, com o recheio ultrapassando um pouco a casca. Do contrário, ele pode não ter sido curado o suficiente, o que resulta num sabor amargo.


Para a Sobremesa
Diretamente da família dos queijos de mofo azul, o Gorgonzola é certeiro na hora de impressionar. Além de gostoso sua consistência é mais cremosa e sabor bem acentuado. Vai muito bem com uva tipo moscatel, damascos secos ou numa baguete.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Carne Bovina sua importância!

Olá Amigos vamos conversar hoje sobre a importância da carne bovina  na nossa alimentação diária, um assunto que com certeza agrada aos amantes de carne e aos que ainda acham que carne não é tão importante assim como é dito.
















 
É sempre bom lembrar: não existe alimento que contenha todos os nutrientes, em quantidade e qualidade necessárias à manutenção da saúde e das atividades diárias. Por esse motivo, os nutricionistas recomendam que a dieta seja composta de alimentos pertencentes a vários grupos (carnes, leite e derivados, frutas, vegetais e cereais). Com relação ao grupo das carnes, sabe-se que a carne bovina magra, similarmente à carne branca das aves (sem pele) e ao lombo suíno, é fonte importante de proteína e deve fazer parte de uma dieta balanceada com os nutrientes dos demais grupos de alimentos. Os teores de colesterol e gordura da carne bovina magra são também semelhantes aos da carne branca das aves sem pele, como também ao do lombo suíno (Tabela 1). O consumo excessivo de gordura (principalmente a saturada), de origem animal ou vegetal, é um fator importante no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Para prevenir riscos de desenvolvimento dessas doenças, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão diária de gordura, total e saturada, seja limitada a um determinado percentual da dieta. Para a gordura total, esse limite é de 30% da energia de mantença, e para a gordura saturada, de 10%. Exemplificando, a energia de mantença para homens com idade superior a 50 anos é de 2.300 quilocalorias/dia. Portanto, os limites diários de ingestão de gordura, total e saturada, seriam de 690 quilocalorias/dia e 230 quilocalorias/dia, respectivamente. Um bife de 100 gramas de contrafilé bovino magro, de animais da raça Nelore, possui 3,9 gramas de gordura total (35,1 quilocalorias) e 1,9 grama de gordura saturada (17,1 quilocalorias). Assim, o consumo diário de 100 gramas de contrafilé grelhado irá contribuir com apenas 5% da energia proveniente da gordura total e com pouco mais de 7% da gordura saturada. Observa-se que esses valores estão muito abaixo daqueles recomendados pela OMS. 
 






TABELA 1. Composição nutricional das carnes bovina, suína e de aves (grelhada ou cozida, porção de 100 gramas).


















Unidade












Alcatra1












Lombo suíno












Peito de frango
Energia











Kcal












191












164












165
Proteína











g












30,4












28,1












31
Gordura











g












6,8












4,8












3,6
Minerais



Ferro











mg












3,4












1,5












1
Magnésio











mg












32












28












29
Fósforo











mg












244












259












228
Potássio











mg












403












437












256
Zinco











mg












6,5












2,6












1
Selênio











m g












32,9












48,1












27,6
Vitaminas



Tiamina (B1)











mg












0,13












0,94












0,07
Riboflavina (B2)











mg












0,29












0,39












0,11
Niacina











mg












4,28












4,71












13,71
Ácido pantotênico











mg












0,39












0,69












0,96
Folacina











m g












10












6












4
Vitamina B6











mg












0,45












0,42












0,60
Vitamina B12











m g












2,85












0,55












0,34
Ácidos graxos



Saturados











g












2,65












1,66












1,01
Monossaturados











g












2,90












1,93












1,24
Poliinsaturados











g












0,26












0,41












0,77
Colesterol











mg












89












79












85
É necessário ressaltar, no entanto, que a gordura é um dos componentes essenciais da dieta humana, pois, além de fornecer maior quantidade de energia (9 quilocalorias/grama), comparada aos carboidratos (3,7 quilocalorias/grama) e à proteína (4 quilocalorias/grama), contém ácidos graxos essenciais (aqueles não produzidos pelo organismo, mas que devem estar presentes na dieta). A gordura, além de conferir sabor ao alimentos, também auxilia no transporte e na absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E, e K pelo intestino. 
A carne bovina é também uma excelente fonte de proteína. Uma porção de 100 gramas de contrafilé grelhado de animais zebuínos, sem a gordura de cobertura, contém 30 gramas de proteína. O teor calórico é baixo (190 quilocalorias), como também são as concentrações de colesterol (67 miligramas/100 gramas) e gordura (3,9 gramas/100 gramas). Além de conter elevados teores de proteína de alta qualidade, a carne bovina é rica em ácidos graxos essenciais, em vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácidos fólico e pantotênico, e vitaminas B6 e B12), em minerais (K, P, Mg, Fe e Zn) e em aminoácidos essenciais. Possui ainda altas concentrações de ácido linoléico conjugado (CLA), composto associado à prevenção e combate de determinados tipos de câncer. Por causa da multiplicidade de nutrientes que a compõe e à alta biodisponibilidade dos mesmos, a carne bovina tem sido considerada como um alimento de alta densidade nutricional. 
Todos os nutrientes contidos na carne são importantes para a saúde humana, destacando-se os minerais ferro e zinco. O ferro é essencial para diversas funções do organismo. Além de dar suporte ao sistema imunológico, forma parte da hemoglobina dos glóbulos vermelhos, responsável pelo transporte de oxigênio e dióxido de carbono. Esse oxigênio é utilizado para liberar energia do alimento, a qual é utilizada para crescimento, respiração, locomoção e demais funções do organismo. Nas carnes, o ferro é encontrado na forma "heme", de mais fácil absorção pelo organismo do que o ferro "não-heme", disponível nos vegetais, cereais, frutas e ovos. A inclusão da carne na dieta aumenta a biodisponibilidade do ferro "não-heme" encontrado nos vegetais. O sintoma clássico de deficiência de ferro é a anemia. Dietas deficientes em ferro retardam o crescimento de crianças, além de prejudicar a habilidade de aprendizado. De todas as carnes, a bovina é a que apresenta os maiores teores de ferro (3,4 gramas/100 gramas), enquanto que a de aves e a de suínos apresentam menores concentrações (1 grama/100 gramas e 1,47 grama/100 gramas, respectivamente). São necessários 3,4 porções (100 gramas) de peito de frango sem pele ou 2,3 porções de lombo suíno para proporcionar a mesma quantidade de ferro disponível em 100 gramas de carne bovina. 
Quanto ao zinco, é um mineral importante para o crescimento e para o desenvolvimento de diversas funções imunológicas. A sua deficiência pode afetar a função de mais de 60 enzimas e, como conseqüência, a maioria dos processos metabólicos do corpo humano. A carne bovina, comparada às demais carnes e a outros produtos de origem animal ou vegetal, com exceção das ostras, tem as maiores concentrações deste mineral (6,5 gramas/100 gramas). São necessários 6,5 porções (100 gramas) de peito de frango sem pele ou 2,5 porções (100 gramas) de lombo suíno, para proporcionar a mesma quantidade de zinco encontrada em uma porção (100 gramas) de carne bovina. Os cereais também contêm zinco na sua composição, porém com menor biodisponibilidade que a forma encontrada na carne.
Os produtos de origem animal apresentam todas as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e as hidrossolúveis do complexo B. O mérito da carne bovina, como fonte de vitaminas, é a alta concentração e disponibilidade de vitaminas do complexo B, em especial a B12. A deficiência dessa vitamina na dieta apresenta como primeiros sintomas mudanças no sistema nervoso (dificuldade de locomoção e expressão) que, se não socorridas a tempo, podem resultar em deterioração mental e paralisia. O teor de vitamina B12 na carne bovina é o mais elevado de todas as carnes, ao redor de 2,8 microgramas/100 gramas. São necessárias 8,4 porções (100 gramas) de carne branca de aves ou 5,1 porções (100 gramas) de lombo suíno para proporcionar a mesma quantidade de vitamina B12 disponível em uma porção (100 gramas) de carne bovina. 
Em resumo, quando consumida em quantidades moderadas, os teores de gordura da carne bovina magra estão muito abaixo dos limites estabelecidos pela OMS. Outros produtos de origem animal ou vegetal, importantes para uma dieta saudável, também apresentam na sua composição este componente. No entanto, pela variedade de outros componentes nutricionais (proteína, vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos graxos essenciais) e pelos elevados teores com que os mesmos são encontrados na carne bovina, pode-se dizer que ela é um alimento nobre, de extrema importância à nossa saúde. Ressalta-se que nenhum alimento contém todos os nutrientes necessários à saúde humana; é importante que a dieta seja variada, incluindo carne e derivados, frutas, vegetais, cereais, leite e subprodutos. Outros aspectos relevantes, como fumo, estresse, álcool e sedentarismo, não devem ser menosprezados. Hábitos e costumes inadequados, como abstenção ou consumo excessivo de determinados alimentos, são altamente prejudiciais à saúde e devem receber atenção adequada.Até o próximo post.

T-Bone Steak que prazer em sabor!

Olá Amigos vamos conversar hoje sobre o T-Bone Steak, uma parte do boi que é muito saboreada nos Estados Unidos e que está sendo descoberta no Brasil. E uma iguaria e deve ser saboreada com o requinte de uma carne de primeira linha.


É um Corte retirado da parte central lombar do boi, com 4 vértebras, cortado na transversal, deixando o osso da vértebra aparente e contendo a parte central do filé-mignon e a parte nobre do contra filé (chorizo). Tem acabamento de gordura. Cada bife tem entre 200 e 250g. Ideal para churrasco e uso diário. É de origem Americana e de um sabor que poucas carnes têm igual. O seu preparo pode ser somente com sal grosso, na grelha, ou com o tempero que você achar mais saboroso.




Fica excelente cortada em pedaços com cerca de dois dedos de espessura e temperada apenas com sal grosso, e colocada na grelha a 20-25 cm. de altura do braseiro por cerca de 15 a 20 minutos. Para saber o momento exato de virar a carne na grelha, espere até que o suco da carne ´brote´ na superfície, o que ocorre em aproximadamente 7 a 10 minutos. Este é o momento de pegá-la com uma pinça comprida e virá-la.

Churrasco Nobre - Qualidade e sabor na sua festa. Já marcou o seu churrasco? http://www.churrasconobrerio.com.br -
telefones: 21 3258-3379 98643-9151 986442195 - WhatsApp‪#‎churrasconobre‬