sexta-feira, 1 de março de 2013
Churrasco nos Estados Unidos
Como é bom sentir o aroma de uma carne assando sobre a brasa. Para quem é apaixonado por um bom churrasco, nada melhor do que este cheiro que abre o apetite. O churrasco é o prato típico de muitas regiões pelo mundo, da Mongólia até a nossa vizinha Argentina. Mas hoje quero falar do verdadeiro churrasco americano. Não só aquele encharcado de molho barbecue, mas a carne feita na brasa do carvão, bem lentamente. A carne pode variar, pode ser de porco, boi, frango e carneiro, o resultado sempre é suculento e macio, tudo com muito sabor. Nos Estados Unidos, o churrasco teve início com os nativos. No século XVI, os colonos britânicos aprenderam a técnica e espalharam o método por todo o país, principalmente para o sul, região mais associada ao churrasco. Hoje, o "barbecue" é uma instituição americana e faz parte da cultura. O churrasco americano ganhou adeptos e o mundo através das redes de restaurante. Quem nunca comeu uma pork ribs? As capitais do churrasco americano são: as Carolinas (Norte e Sul), Tennessee, Texas e Kansas. Cada Estado com sua peculiaridade do bom churrasco. Siga a lista abaixo e fique com a boca cheia d´água.
Carolinas O barbecue das Carolinas muda muito dependendo de onde você está. Os principais estilos da Carolina do Norte são: "churrasco da Carolina oriental" e "churrasco da Carolina ocidental" (ou "churrasco Lexington", uma vez que Lexington é a cidade mais famosa da região oeste pelo bom churrasco). Já no sul, as variações são menos delineadas.
Em todas as três variedades - Oriental, Ocidental e Sul - a carne de porco é cozida lentamente sobre um "poço" de lenha ou grill. A carne é cozida, picada e servida em um sanduíche com salada de repolho caseiro. Mas enquanto o típico Carolina oriental usa o porco inteiro e tempera a carne de porco com vinagre e, por vezes, um toque de pimenta, o Carolina ocidental usa o pernil de porco e acrescenta um molho espesso à base de tomate ou ketchup, e serve acompanhado de uma salada de repolho roxo. Já o churrasco da Carolina do Sul usa o porco inteiro ou a parte traseira, e o molho varia em todo o estado. No norte é feito à base de tomate ou ketchup; no nodeste é com vinagre e pimenta; e um molho à base de mostarda na região central.
Memphis, Tennessee Enquanto sanduíches de carne de porco (feita de pernil e servida com salada de repolho) podem ser encontrados na maioria do churrasco de Memphis, a costelinha é a especialidade da cidade. As costelas, temperadas com sal e especiarias, é a estrela que brilha na cidade de Graceland de Elvis Presley. Em muitos lugares, você também encontrará aquela pork ribs tradicional repleta de molho barbecue. Em todos os casos, a carne de porco é cozido lentamente na churrasqueira com brasa baixa.
Texas No Texas, o estado da estrela solitária, a grande estrela das mesas é a carne de boi, é claro que o churrasco de porco não é difícil de ser encontrado. O Texas é conhecido pelo peito bovino (brisket), muitas vezes servido sem molho. Mas isto muda dependendo da região do estado.
Na região central, onde muitos imigrantes alemães e tchecos se estabeleceram em 1800, carne bovina (peito e lingüiça) e carne de porco (costelas e lingüiça) são cozidos lentamente ao longo de uma "churrasqueira com tampa" ou na grelha sobre lenha de carvalho. Também são feitas carnes defumadas. As costelas são frequentemente servidas com um molho de tomate e vinagre. No leste do Texas, pernil, costelas e lingüiça também são cozidos lentamente sobre a grelha com lenha de nogueira e, às vezes, temperada com um molho à base de tomate, parecido com o barbecue. No sul do estado,a influência mexicana prevalece e certos lugares servem o churrasco mexicano, ou barbacoa, em que a cabeça de vaca é cozida sobre troncos de algaroba e servida com tortillas e salsa picante.
Kansas City, Missouri A cidade é conhecida por seu churrasco com molho "pesado" e as pontas do peito bovino torradas (burnt ends), depois picadas como aperitivo. As costelinhas são envoltas por um molho de tomate melado e as pontas da carne também são torradas para ficarem crocantes e bem saborosas. Já o molho é muito doce, mas pode ser também um pouco amargo e picante.
St Louis, Missouri Em St Louis, a carne de porco é rei. Os bifes são cortados a partir do pernil e do lombo depois de cozidos na grelha e cobertos por um molho doce à base de tomate. Encontradas somente em St Louis são as carnes crocantes da região da mandíbula, da bochecha e do nariz do porco, conseguido através do corte das narinas. A "Snoot" é grelhada até ficar crocante e servida como sanduíche.
Chicago, Illinois As Costelas de Chicago, cozidas lentamente sobre a brasa do carvão. Não se acanhe e lamba os dedos para saborear cada pedaço de carne com molho doce picante à base de tomate. Além dos pratos de costela de porco, Chicago também tem a "rib tips", aqueles pedacinhos de cartilagem da costelinha que são muito saborosos.
Kentucky A indústria de lã em Kentucky impulsionou a carne de carneiro, como o verdadeiro churrasco local - especialmente no oeste do estado. Os animais usados para dar a lã também foram parar nos pratos. A carne de carneiro é lentamente defumada sobre o fogo de madeira de nogueira e recebem um molho azedo e picante. A carne é picada e servida em um sanduíche, muitas vezes com "Dip Mutton", uma mistura local de água, molho inglês, vinagre, suco de limão, açúcar mascavo, sal, pimenta e especiarias.
Alabama O churrasco de Alabama é conhecido por seu distinto molho branco - um acompanhamento feito com maionese, vinagre, sal e pimenta. No Alabama, frango ou porco são cozidos lentamente em forno a lenha e, em seguida, é picado e servido em um sanduíche, coberto de molho. Às vezes, o frango é cozido no molho também.
Santa Maria, Califórnia Santa Maria é reduto da América da tri-tip (pedaço de carne que envolve a picanha, contra-filé e alcatra). Como nos outros lugares não falta um molho para acompanhar. A tri-tip é defumado em fogo baixo de madeira de carvalho. Sua tradição começou com os primeiros cowboys americanos.
Havaí A tradição do churrasco também atravessou o Pacífico. Uma estrela freqüente no animado Lual do Havaí é o porco kalua - carne de porco cozida durante todo o dia num "Imu", um "forno subterrâneo" feito num simples buraco no chão. A carne é temperada com sal e especiarias, coberto de folhas de bananeira e cozido no "Imu". Churrasco havaiano não é servido com molho.
Alasca O churrasco no Alasca não é diferente de outros lugares nos Estados Unidos. Todos os tipos de carne são encontrados. Mas, como Karl Michael Witzel menciona em seu livro Barbecue Road Trip, o prato de churrasco típico no estado usa o salmão que é colocado sobre pranchas de cedro e depois defumado. O molho, que normalmente usa o tomate e melaço encontrado em molhos barbecues de todo o país, é normalmente usado para regar o peixe.
Fonte BBC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário