domingo, 15 de maio de 2016

BANANINHA



A bananinha é o corte obtido pela separação lateral da costela bovina. É a carne entre as ‘ripas’ da costela bovina. Muito saborosa e com bastante gordura entremeada é excelente para churrascos com um sabor bem diferente e muito macia.
As pessoas não dão o valor que a carne chamada de bananinha merece, essa é a verdade. A bananinha é uma carne deliciosa, com um sabor bem diferente e muito macia e não é por fazer parte do contra-filé ou ter uma aparência diferente de outras carnes que deve ser considera de segunda ou mesmo de terceira, pra mim a bananinha é de primeira!
E para temperar não use nada e nem invente, só use sal!

Churrasco Nobre - Qualidade e sabor na sua festa. Já marcou o seu churrasco? http://www.churrasconobrerio.com.br - 
telefones: 21 3258-3379 98643-9151 986442195 - WhatsApp‪#‎churrasconobre‬

sábado, 14 de maio de 2016

A picanha ideal para seu churrasco.



Considerando o rebanho brasileiro, o peso ideal da Picanha é de 1 kg ou, no máximo, 1,100 kg. Se tiver mais que isso, você estará levando junto outro corte com preço de picanha. Acima de 1.100 kg você estará levando o coxão duro, carne que perde em muito em ralação a picanha. O coxão duro se caracteriza por uma pedaço de carne mais duro que a picanha e que precisa de uma temperatura diferente na churrasqueira para ficar boa.
Atualmente existem diversas raças no Brasil, como o Angus, Wagyu, Hereford e etc, juntamente com isso, o controle de criação, tecnologias de alimentação e confinamento permitem criar um animal com peso suficiente para produzir Picanhas com mais de 1,100 kg, no entanto, a média de peso é baseada na média do rebanho brasileiro e principalmente pensando no consumidor que não possui muito conhecimento, que faz sua compra em açougues ou supermercados locais.

Churrasco Nobre - Qualidade e sabor na sua festa. Já marcou o seu churrasco? http://www.churrasconobrerio.com.br - 
telefones: 21 3258-3379 98643-9151 986442195 - WhatsApp‪#‎churrasconobre‬




terça-feira, 10 de maio de 2016

O churrasco texano



O churrasco americano é bem diferente do brasileiro, em carnes e temperos, e varia muito dentro dos EUA. No Norte dos EUA quando alguém fala em churrasco o mais comum é estarem se referindo a hambúrgueres e salsichas feitos na churrasqueira e comidos com pão, enquanto no Sul o churrasco é de uma variedade de carnes – dependendo do estado, a estrela é a carne de porco, mas aqui no Texas a carne bovina é mesmo a principal: o brisketé o pedaço de carne sinônimo de churrasco por essas bandas. Também sempre encontramos linguiça, costelas de porco ou bovina, e peru. Alguns lugares tem frango. No Rudy’s eles tem ainda lombo de porco, spicy chop (que é a carne do brisket picadinha com pimenta), algumas variações do brisket: extra lean (com pouquíssima gordura, bem sequinho) e o extra moist (a carne é bem molhada de gordura).



O molho também varia bastante: enquanto o chamado molho barbecue (BBQ) que eu (não) comia no Norte parece um ketchup adocicado, o molho barbecue no Texas é completamente diferente e tem um sabor mais pra “defumado”. Os restaurantes famosos costumam fazer seus próprios molhos e existe uma rivalidade tanto no churrasco quanto no quesito molho. Os acompanhamentos tradicionais são salada de batata (com maionese), cole slaw (salada de repolho fininho com cenouras também cortadas fininhas), um feijão adocicado, pão e picles. No Rudy’s eles servem um creme de milho maravilhoso e new potatoes que são batatas red skins cozidas com manteiga, sempre pedimos os dois ao invés de salada de batata e cole slaw. O feijão deles é uma mistura de adocicado-apimentado.
Sobremesas tradicionais são tortas (de pecan ou pêssego são super comuns), cobblers(frutas embaixo, massa esfarelada em cima, normalmente de pêssego ou de frutas vermelhas, servidas quentes, pode adicionar uma bola de sorvete de baunilha) ou puddings (parece um mousse, no Rudy’s eles vendem de chocolate ou banana).
A rede Rudy’s é super simples, eles começaram aqui no Texas mesmo como um restaurante de posto de gasolina, e foram se espalhando pelo estado e mantendo o formato original. Você entra no restaurante e vai pra fila fazer o pedido, pega a sua bebida ali na fila mesmo (cervejas e refrigerantes, tudo em garrafas de vidro que ficam no gelo), e no balcão pode escolher as carnes e acompanhamentos. As carnes são vendidas por peso e os acompanhamentos em potes de vários tamanhos, mas podem ser pesados também se você quiser menos que os tamanhos padrões. Depois de tudo pesado e colocado nas vasilhas, eles colocam todo o seu pedido num engradadozinho (ou num saco se for pra viagem) e você leva pra mesa pra comer. Não tem pratos, você come tudo em cima de um papel com talheres de plástico, em mesas com bancos de madeira no varandão aberto deles (tem algumas mesas que ficam do lado de dentro, onde tem ar condicionado).


Churrasco Nobre - Qualidade e sabor na sua festa. Já marcou o seu churrasco? http://www.churrascfilhoonobrerio.com.br/ -
telefones: 21 3258-3379 98643-9151 986442195 - WhatsApp‪#‎churrasconobre‬

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Como fazer: Molho Chimichurri

Muita gente diz que o melhor churrasco do mundo é o argentino. Aliás, é uma briga danada: uma parte diz que é o argentino, a outra diz que é o uruguaio e ainda tem quem diga que o melhor churrasco é o gaúcho. Disputas à parte, tanto o churrasco argentino quanto o uruguaio são maravilhosos.
Os cortes recebem nomes engraçados e pode até ser meio confuso no começo associar os nomes em espanhol aos nossos em português. Cadê a picanha? E o contra-filé? São chamados de outro jeito nas bandas de lá. Mas o que chama atenção mesmo não são os nomes dos cortes mas o tempero das carnes.
Como fazemos os churrascos no Brasil? Deixamos a peça de carne no sal grosso e taca no espeto, certo? Pois saiba que na Argentina e no Uruguai, a carne não leva tempero algum. Ela assa apenas com a própria gordura, quando a peça tem gordura. E ainda assim, meu Deus do céu, que sabor! Bendito seja o boi que morreu pra nos alimentar!
Apesar de não levar nenhum tempero durante o preparo, ao servir a carne é servido também um molho muito saboroso, feito com orégano, alho, pimenta e outras especiarias. Estamos falando do chimichurri, muito prazer!
O molho acompanha a carne e pode ser saboreado com pães, entrada muito abundante nas parrillas dos companheiros de continente. Aliás, muitas vezes, por mais que você recuse a cestinha de pão que o garçom oferece, quando a conta chega… TCHARAM, lá tá o pão sendo cobrado e tal. Portanto, coma (mas com a com moderação, pra sobrar estômago pra um delicioso e suculento ojo de bife).

Molho Chimichurri

Há duas maneiras de fazer o seu molho. Você pode comprar um saquinho que já vem com a mistura dos temperos (aproveitei minha estada no Uruguai e comprei um pote bem grande, pra render bastante - mas você encontra em hortifrutis e supermercados no Brasil também) ou então misturar os ingredientes separadamente. Tudo muito acessível.

10 g de salsinha desidratada
10 g de alho e cebola desidratados
5 g de pimenta malagueta desidratada e outras pimentas à gosto (calabresa, pimenta do reino…)
300 ml de azeite
150 ml de vinagre de vinho branco
5 g de cebolinha desidratada
5 g de louro picado
5 g de orégano desidratado

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes em uma tigela. Quando você perceber que a parte líquida já se misturou bem aos ingredientes secos, é só cobrir o recipiente com plástico e levar à geladeira para descansar. Deixe descansar por pelo menos 48 horas.
O ideal, como acontece com a maioria das conservas, é deixar “pegar sabor” por uns dois dias. Te garanto que a espera compensa o sabor delicioso desse molho.

Churrasco Nobre - Qualidade e sabor na sua festa. Já marcou o seu churrasco? http://www.churrascfilhoonobrerio.com.br/ -
telefones: 21 3258-3379 98643-9151 986442195 - WhatsApp‪#‎churrasconobre‬

Molho de Alho para Churrasco


Molho de Alho para Churrasco

INGREDIENTES DA RECEITA

QTDMEDIDAINGREDIENTE
2UnidadeDentes de alho grande
150MlsLeite

MODO DE PREPARO

  • 01.É só adicionar o alho e o leite e uma pitada de sal no liquidificador e bater um pouco. Depois com o liquidificador ainda ligado é só ir acrescentando o óleo como se fosse um fio sem parar. Depois de uns 3 minutos acrescentando o óleo e batendo ele vai engrossando até chegar no ponto que você quer. .

8 curiosidades sobre o churrasco gaúcho





1 – Nome vazio, mas cheio de sabor: Se um dia você estiver no RS e alguém te oferecer um Vazio, fique tranquilo. A carne, conhecida também como fraldinha, é uma das mais degustadas nas mesas gaúchas;
2 – Acompanhamentos históricos: Entre os mais tradicionais acompanhamentos do churrasco gaúcho estão pratos como arroz carreteiro, feijão tropeiro, maionese de batatas, entre outros. “Muito comum vermos em SP e outras partes comer churrasco com pão, e já adianto: isso também é feito entre meus conterrâneos”, afirma Zanatta;
3 – Fartura no corte: Segundo Magnos, “Em SP que existe esse corte mais fino da carne. No RS, o pedaço tem que ser generoso e suculento, para que o sabor seja bem aproveitado”;
4 – Dicas para uma carne bem feita: Matéria prima de boa procedência, temperatura de armazenamento, quantidade de sal e temperatura do fogo. São diferenciais que, se bem executados, podem garantir mais sabor à carne. “Sabia que o ideal é assar a carne quando a brasa estiver bem vermelha, e não na labareda? Além disso, a distância entre a grelha e a brasa fazem toda a diferença na hora de assar”, ressalta;
5 – Chimarrão e carne combinam sim: A tradicional roda de chimarrão feita entre os gaúchos é conhecida e copiada em várias partes do Brasil. No RS, além de ser feita para degustar o mate, também é realizada antes de iniciar o churrasco, já que a erva abre o apetite;
6 – Tempo de assado: “Há diferentes tempos para diferentes tipos de carne. Uma costela, ou ponta de peito como chamamos, fica de 6 a 7 horas no fogo para ficar pronta. Já uma picanha ou uma fraldinha, de 5 a 7 minutos ou 10 minutos, respectivamente”, explica Zanatta;
7 – Rodízio? A ideia surgiu nos Pampas: Segundo o gaúcho, a história contada no site da Achuesp (Associação das Churrascarias do Estado de São Paulo), tem muito sentindo. “Antigamente, cada corte de carne era oferecido individualmente, como prato único. A história conta que em uma churrascaria do sul, o sistema nasceu por causa de um atrapalhado garçom. Ao entregar as carnes às mesas, ele trocou os pedidos, oferecendo a picanha a quem havia pedido costela, a maminha a quem solicitou o cupim e assim por diante, generalizando a confusão. Para acalmar o ânimo dos clientes, o dono da churrascaria, resolveu passar todas as carnes em todas as mesas e cobrar um preço único pelo almoço. Estava descoberto o rodízio, um sistema de sucesso e que agrada a todos”;
8 – Sobremesas? Pode trazer: Zanatta diz que entre as sobremesas mais pedidas pelos gaúchos para degustar após o churrasco estão o pudim, o sagu de vinho e o Chico Balanceado. Este último consiste em merengue, caramelo e doce de banana. “Além desses, pêssego em calda e doces em compotas são muito bem-vindos para comer depois de todo o rodízio de carne”, finaliza o gaúcho.
Churrasco Nobre - Qualidade e sabor na sua festa. Já marcou o seu churrasco? http://www.churrascfilhoonobrerio.com.br/ -
telefones: 21 3258-3379 98643-9151 986442195 - WhatsApp‪#‎churrasconobre‬