Muita gente diz que o melhor churrasco do mundo é o argentino. Aliás, é uma briga danada: uma parte diz que é o argentino, a outra diz que é o uruguaio e ainda tem quem diga que o melhor churrasco é o gaúcho. Disputas à parte, tanto o churrasco argentino quanto o uruguaio são maravilhosos.
Os cortes recebem nomes engraçados e pode até ser meio confuso no começo associar os nomes em espanhol aos nossos em português. Cadê a picanha? E o contra-filé? São chamados de outro jeito nas bandas de lá. Mas o que chama atenção mesmo não são os nomes dos cortes mas o tempero das carnes.
Como fazemos os churrascos no Brasil? Deixamos a peça de carne no sal grosso e taca no espeto, certo? Pois saiba que na Argentina e no Uruguai, a carne não leva tempero algum. Ela assa apenas com a própria gordura, quando a peça tem gordura. E ainda assim, meu Deus do céu, que sabor! Bendito seja o boi que morreu pra nos alimentar!
Apesar de não levar nenhum tempero durante o preparo, ao servir a carne é servido também um molho muito saboroso, feito com orégano, alho, pimenta e outras especiarias. Estamos falando do chimichurri, muito prazer!
O molho acompanha a carne e pode ser saboreado com pães, entrada muito abundante nas parrillas dos companheiros de continente. Aliás, muitas vezes, por mais que você recuse a cestinha de pão que o garçom oferece, quando a conta chega… TCHARAM, lá tá o pão sendo cobrado e tal. Portanto, coma (mas com a com moderação, pra sobrar estômago pra um delicioso e suculento ojo de bife).
Molho Chimichurri
Há duas maneiras de fazer o seu molho. Você pode comprar um saquinho que já vem com a mistura dos temperos (aproveitei minha estada no Uruguai e comprei um pote bem grande, pra render bastante - mas você encontra em hortifrutis e supermercados no Brasil também) ou então misturar os ingredientes separadamente. Tudo muito acessível.
10 g de salsinha desidratada
10 g de alho e cebola desidratados
5 g de pimenta malagueta desidratada e outras pimentas à gosto (calabresa, pimenta do reino…)
300 ml de azeite
150 ml de vinagre de vinho branco
5 g de cebolinha desidratada
5 g de louro picado
5 g de orégano desidratado
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes em uma tigela. Quando você perceber que a parte líquida já se misturou bem aos ingredientes secos, é só cobrir o recipiente com plástico e levar à geladeira para descansar. Deixe descansar por pelo menos 48 horas.
O ideal, como acontece com a maioria das conservas, é deixar “pegar sabor” por uns dois dias. Te garanto que a espera compensa o sabor delicioso desse molho.
Churrasco Nobre - Qualidade e sabor na sua festa. Já marcou o seu churrasco?
http://www.churrascfilhoonobrerio.com.br/ -
telefones: 21 3258-3379 98643-9151 986442195 - WhatsApp
#churrasconobre