terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Carvão: qual o melhor tipo e a melhor marca


Uma das teclas que eu sempre bato quando o assunto é fazer um bom churrasco, é a qualidade do fogo. E pra ter um bom fogo precisamos ter um bom carvão ou boa lenha disponível para que ele aconteça de forma firme, forte e consistente. Não adianta de nada, como já disse aqui, você ter uma excelente peça de carne e o fogo estiver fraco fazendo-a ficar uma borracha em forma de picanha.
Eu prefiro sempre assar a carne com lenha, mas além da questão ambiental, é muito difícil encontrar toras de boa madeira para se fazer um bom fogo. Madeira não só de qualidade, mas “limpa”, que não seja resto de construção e que contenham resíduos tóxicos que possam contaminar o seu churrasco.

Sobrou então conversarmos sobre o carvão. Aqui vai algumas dicas para escolher um bom saco de carvão:
  • Nunca pegue uma marca estranha, desconhecida. É um tiro no pé do mercado e da concorrência, mas geralmente carvão “marca-diabo” só incomoda.
  • Prefira os sacos grandes. Isso porque nos sacos pequenos os pedaços de carvão são menores, acabam mais rápido e você acaba comprando um monte de “miudezas” como aquela poeira e cascalho juntos. É claro que se você vai assar carne numa churrasqueiras daquelas americanas ou em latas pequenas, você terá que ter carvão pequeno. Mas estamos falando de churrasco de gente grande, certo?
  • Repare sempre no peso do saco. Se o saco for grande e muito leve, o carvão não é bom. Ele precisa ser pesado. Isso diz a densidade da madeira e o processo que ele passou ao ser compactado. Prefira os pesados.
  • E por último e não menos importante, repare onde ele está armazenado para conferir a umidade que há no saco de papel. Se o saco estiver velho e tiver aquele aspecto de molhado, por mais que seja uma boa marca e um bom peso, você poderá se dar mal ao comprar carvão úmido que vai complicar a sua carne.

Churrasco Nobre - Qualidade e sabor na sua festa. Já marcou o seu churrasco? http://www.churrasconobrerio.com.br - 
telefones: 21 3258-3379 98643-9151 986442195 - WhatsApp‪#‎churrasconobre‬

Um comentário:

nogueira disse...

Carvão pesado principalmente de eucalipto costuma estalar, espirrar, um carvão leve também da boa brasa e boa temperatura, dependendo da queima, pra mim o melhor é um misto de laranja e eucalipto.