segunda-feira, 22 de março de 2010

PICANHA NO FORNO À LENHA


Boa Tarde Amigos, mais uma receita de picanha que fica muito saborosa, mais precisa de um forno a lenha, se você tiver um, então aproveite essa receita simples e deliciosa.

Compre uma picanha de 1 kg, no máximo de 1,2 kg. Nós usamos uma picanha de novilha, o que garante uma carne macia e de sabor mais leve que a carne de gado macho. Esfregue 1 colher de sopa de sal na carne e leve ao forno à lenha sobre uma chapa de pedra sabão pré-aquecida com a gordura voltada para cima. O forno deve estar bem quente para selar a carne, evitando que ela perca a suculência típica. Depois de quarenta e cinco minutos está pronta. Corte na diagonal a 90° das fibras para garantir uma melhor textura (geralmente as pessoas cortam a picanha na transversal, o que prejudica o corte). Note que quando a carne é bem selada, ela irá inchar ao invés de murchar. Ao cortá-la notarão que ela estará ao ponto, ou seja, cozida, porém rosada e com bastante suco. É assim que a picanha deve ser servida, rosada e suculenta, este corte é nobre por ser uma carne muito irrigada, se passar desse ponto e secar demais, fica dura igual carne de segunda. Não precisam ter medo. Mas como tem doido para tudo, os que preferirem a picanha bem passada , basta deixar sua fatia sobre a pedra sabão por alguns minutos. Ela retém o calor e se mantém quente por muito tempo.
Outra opção é fritar pedaços de alho em azeite e manteiga e espalhar sobre a peça cinco minutos antes de tirar do forno. Bom apetite!!!

Nenhum comentário: