quinta-feira, 27 de maio de 2010

Carne Maturada por que é a melhor? RJ - Churrasco

Olá Amigos, em mais um artigo vamos conversar sobre a carne maturada uma iguaria do nosso cardápio que sempre que possível, devemos ter esse prazer de saborear.




Maturação é o nome da técnica de amaciamento da carne, após o abate do animal, por meio de refrigeração entre 0 – 1° C, por um período de 15 dias. Busca-se com esse processo além da melhoria da textura a melhoria do sabor.Esse período pode variar de carne para carne, já comentei aqui no blog que no caso da Picanha o tempo e diferente.
Utiliza-se a embalagem à vácuo, para que não haja o crescimento de bactérias aeróbias, uma vez que cria-se um ambiente sem oxigénio.
Mantida sob refrigeração correta a carne maturada pode ser mantida por até 30 dias.
O ideal do uso desse processo é com carnes consumidas como bifes, com preparação rápida que necessitam de pouco tempo de cozimento.
Algumas questões a serem levantadas:
  • A carne maturada têm que sempre ter sido embalada a vácuo;
  • A carne maturada tê sempre o selo de fiscalização da SIF;
  • A carne maturada nunca deve ser congelada após sua compra, porque já passou por todo um processo que a tornou a carne saborosa que é;
  • O processo de maturação começa logo após o abate, uma carne já no ponto de venda não deve  iniciar um processo de maturação;
  • Uma carne maturada não é uma carne em descomposição.
Amigos até o próximo post.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns!! Tem posts muito interessantes sobre CHURRASCO.

Abs

Anônimo disse...

Muito boas as dicas do Blog. Tambem somos loucos por churrasco!

Abs