terça-feira, 4 de maio de 2010

Curiosidades sobre o churrasco

Olá amigos vamos descobrir algumas curiosidades sobre o churrasco?, então leiam o artigo abaixo.

 

 

A carne é o alimento com maior quantidade de ferro.Por isso, costuma ser muito importante no combate à anemia.Se por um lado, a falta de consumo de carne pode ser prejudicial ao organismo, o excesso também faz mal.De acordo com as recomendações nutricionais, a “dieta equilibrada” inclui 100 g de carne vermelha, duas vezes ao dia.(A porção é indicada para um adulto, com peso de 75 kg).
Rico em aminoácidos essenciais, o peixe tem proteínas com alto valor nutritivo.O tipo de gordura predominante nesta carne é a poliinsaturada, cuja família mais famosa é o ômega 3. Você sabe quais são os principais benefícios? O consumo deste tipo de gordura diminui os riscos de doença cardiovasculares e de acidente vascular cerebral (AVC).Também ajuda a reduzir a pressão arterial e é importante no controle do colesterol total no sangue.

Pouca gente sabe, mas a origem do churrasco é milenar e a sua descoberta é atribuída aos índios que habitavam a costa das três américas.Aquele povo de pele vermelha preparava os alimentos em fogueiras sobre as pedras. Ao longo dos tempos, a carne assada na brasa conquistou o paladar dos brasileiros e ganhou fama internacional.Mas não foi na região dos Pampas que o churrasco ganhou novas técnicas e segredos.
Para garantir o delicioso sabor do churrasco, na hora de comprar o alimento, escolha estabelecimentos com as condições sanitárias adequadas.Além disso, fique atento à aparência da carne, já que cada corte apresenta características próprias e permite o reconhecimento de um alimento de boa qualidade. “A melhor carne apresenta as cores vermelha-brilhante e mármore. A última se refere às porções de gordura e é altamente desejável em cortes bovinos, porque, quando estes são assados,as gorduras derretem”,completa.
Outro fator que deve ser levado em consideração é a apresentação do produto.Dê preferência aos alimentos embalados à vácuo, por embalagem permeável a gás ou em atmosfera modificada.Dessa forma,não há contato do alimento com o oxigênio, e a possibilidade de crescimento de microorganismo é menor.Porém, se você é cliente do açougue convencional,não deixe de inspecionar as condições de manuseio e higiene do estabelecimento.Verifique se os alimentos estão devidamente resfriados e separados por tipo de carne (suína, bovina, aves etc.).Uma boa dica para avaliar o local de compra é observar se o balcão do frigorífico é mantido em temperatura constante, e as carnes expostas mantêm a coloração vermelha-brilhante.
Quando a pedida for a picanha, lembre-se: o corte deve pesar no máximo 1,3 kg.Caso lhe ofereçam uma peça maior, é provável que você leve junto uma parte do coxão duro.
Vale lembrar que o ideal é deixar os produtos refrigerados ou congelados para o final das compras, pois assim não ficam muito tempo sem refrigeração.

Nenhum comentário: