quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Coxão Duro ou Picanha?






A grande maioria dos açougues não cortam sua picanha da maneira correta. Não compre picanha com eles, você nunca tem uma peça de picanha com no máximo 1,3kg e sempre tentam vender uma peça de mais de 2 quilos ao cliente, colocando além do tamanho, um preço atrativo, fazendo com que o cliente ache que está fazendo um bom negócio. Aí que mora o perigo, um terço desta carne, virá acompanhada de uma parte menos nobre, o coxão duro.


Compre carnes embaladas à vácuo, pois assim você pode escolher uma pecinha no tamanho correto (o ideal é 1,2kg) e como estas são sempre de grande frigoríficos, elas serão de novilhos precoces e as boas marcas são sempre bem limpas. Outro detalhe de uma boa picanha é que além de ser embalada à vácuo ela terá que ser uma peça inteira.

- Peso: Máximo, estourando e sem passar dos 1,3kg. Picanhas argentinas e uruguaias (Tapa de Cuadril) seguem este padrão, será que por lá eles respeitam melhor seus consumidores? Se tiver a oportunidade de comprar uma peça dos nossos hermanos, repare que na etiqueta eles já identificam o peso que se deve ter o corte (normalmente usam: 1,0 - 1,3).

- Limpeza: Verifique se no lado oposto à camada de gordura está bem limpa, vermelha e sem as famosas pelancas, nervinhos e restinhos de gordura.

- Gordura: Obrigatoriamente deve ter. O que dá sabor e o que faz a picanha assar sem endurecer é a gordura, sendo assim, não tenha receio em comprar uma peça com uma boa camada dessa "delícia".

www.churrasconobrerio.com.br

Nenhum comentário: