sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Faculdade de gastronomia da rua




Carioca gosta de usar a frase de que 'fez a faculdade da rua'. Um vestibular para poder ingressar na tal faculdade é correr os cantos do Rio à procura de comidas, quitutes e personagens que se espalham pelas calçadas da cidade. Para quem não conhece a matéria na ponta da língua, o estudo essencial para as provas é o Guia Carioca de Gastronomia de Rua, que será lançado na quinta-feira, dia 10.

Com texto de Ines Garçoni e fotos de Marcos Pinto, o livro traz 19 histórias de personagens que vendem empadas, milho, pastel, cachorro quente, angu da zona sul ao subúrbio. Por trás de cada comida, surgem histórias de vida formadas na autêntica faculdade de gastronomia da rua.

À frente do projeto está o pesquisador e diretor cinematográfico Sérgio Bloch, que percorreu bairros do subúrbio à zona sul do Rio de Janeiro em busca do que há de melhor nas ruas da cidade. "Por sua condição de metrópole cultural, a cidade incorporou um pouco da culinária de cada uma das regiões brasileiras e do exterior. São inúmeros pratos, petiscos e doces que podemos saborear nas ruas. Mas justamente por estar ao alcance de todos que a comida vendida nas ruas nem sempre é valorizada. Já é hora de darmos à boa culinária popular o merecido reconhecimento, como verdadeiro patrimônio gastronômico e da cultura brasileira", afirma Bloch.

Os chefs de rua, entre eles a Lucinha, que vende angu na Pedra do Sal (foto), estarão presentes ao lançamento. E vamos para a rua...


Lançamento: 10 de fevereiro, quinta-feira, às 19h.
Livraria da Travessa Ipanema - Rua Visconde de Pirajá, 572
Preço sugerido: R$ 50


www.churrasconobrerj.com.br 

Nenhum comentário: