quarta-feira, 11 de abril de 2012

Carne vermelha faz muito bem

Milhões de pessoas foram convencidas de que ela seria um perigo.Os vegetarianos que me desculpem, mas isso é bobagem

por Por Wilson Rondó Jr*

Editora Globo
Nos últimos 25 anos, milhões de pessoas foram levadas a crer que a alimentação ideal deveria ser à base de carboidratos, com baixo índice de gorduras e proteínas. Alguns se tornaram vegetarianos, outros passaram a preferir alimentos como frango, peito de peru e peixes. Carne vermelha, jamais! Atletas se convenceram de que um bife era mais perigoso do que um anabolizante.

A verdade é que se tornou difícil manter a musculatura em forma fazendo esse tipo de dieta. Com a ingestão cada vez menor de proteínas, o consumo de drogas químicas para os que pretendem moldar o corpo cresceu dramaticamente. As pessoas também passaram a ter dificuldade em manter o peso com uma alimentação rica em carboidratos, e pobre em proteínas. O índice de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes só cresceu.

Se você faz parte da turma que privilegia o carboidrato e acha que carne vermelha coloca a saúde em risco, é hora de rever suas convicções. Vamos a uma lista de suas vantagens, inclusive para quem quer ganhar músculos e ter bons resultados na academia: 1) É rica em proteínas, fosfato e aminoácidos que não se encontram em proteínas vegetais. Os vegetarianos me desculpem, mas proteína vegetal não basta para aumentar a força e manter boa performance muscular. 2) Tem mioglobina, que promove o transporte de oxigênio para as células musculares, permitindo exercícios físicos intensos, maior clareza mental e sensação de bem-estar. 3) É superior a frango e peixe como alimento antidepressivo, devido à alta concentração de fenilalanina. Este aminoácido ainda reduz o apetite. 4) Contém ácido linoleico conjugado (CLA), que ajuda a perder peso, queimar gordura e ainda aumenta as defesas do corpo contra o câncer. 5) Possui boa quantidade de creatina, composto que ajuda a restaurar nossos músculos após o exercício e faz com que tenhamos energia para mais repetições da atividade. 6) Diminui alterações de humor, compulsão alimentar e combate a resistência à insulina. Sendo assim, é ótima na prevenção e tratamento do diabetes.


Editora Globo
Tratamos, em grande parte, das vantagens da carne vermelha para atletas, que vivem no limite do esforço físico. Agora, projete todos esses benefícios para pessoas comuns: aumento da disposição, combate à depressão e melhoria das defesas contra o câncer e o diabetes. É claro que seu consumo não pode ser excessivo. Mas o que não se pode aceitar é que a carne vermelha seja simplesmente banida com base em argumentos que não levam em conta os benefícios desse alimento tão importante.

* Wilson Rondó Jr é cirurgião vascular e autor do livro Sinal Verde para a Carne Vermelha (Editora Gaia)

Nenhum comentário: