sexta-feira, 30 de abril de 2010

Picanha Peça Inteira na Churrasqueira

Olá Amigos vamos falar de mais uma forma de fazer essa iguaria do nosso Brasil, a Picanha peça inteira na churrasqueira.




Como já falamos muito aqui no blog, a picanha pode ser feita de várias formas e se bem feita, todas as formas vão deixar ela deliciosa. Hoje vamos falar dela sendo feita hem peça inteira na churrasqueira com mais ou menos 1 Kg e 100 gramas, atente bem para o peso de no máximo 1 Kg e 200 gramas porque acima disso já não temos mais picanha, mais sim Coxão duro. Primeiramente compre uma picanha se possível bem limpa, de preferência as embaladas a vácuo. Então depois que temos a picanha (que têm que estar bem manipulada ou seja, bem limpa), colocamos a picanha numa tigela e então salgamos com sal grosso e deixaremos ela bem perto da churrasqueira por uns 7 minutos, para que o sal possa entrar melhor na picanha. Na churrasqueira já devemos estar com o nosso braseiro bem acesso e bem quente, falo de técnicas do braseiro aqui no blog consulte e saiba o ponto exato da brasa. Então depois dos 7 minutos, pegamos a picanha e tiramos o excesso de sal da carne e então colocamos a picanha no andar mais alto da churrasqueira com a gordura da picanha virada pra cima. Esse andar mais alto deve estar a 60 cm da brasa esse é o tamanho ideal. Nunca perfure a carne, para que não haja perda do suco da carne. Deixaremos a picanha por uns 40 minutos nessa posição, e quando olharmos para picanha e percebermos que ela se contraiu esse é o momento de virar a gordura para baixo. Após virar a gordura para baixo deixe por mais uns 15 minutos no mesmo andar que estava quando estava assando, e veja a gordura ficar bem crocante. Pronto depois desse tempo sirva ela inteira e saboreie uma carne deliciosa. Se achar que precisa de mais um pouco de sal, coloque um pouco de sal grosso sobre a picanha novamente e leve a churrasqueira com a gordura virada para baixo por mais 5 minutos, e não esqueça de tirar o excesso de sal quando for servir.
Churrasco Nobre - Qualidade e sabor na sua festa. Já marcou o seu churrasco? http://www.churrascfilhoonobrerio.com.br/ -
telefones: 21 3258-3379 98643-9151 986442195 - WhatsApp‪#‎churrasconobre

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Você conhece o ponto da Carne ?

Olá amigos vamos conversar sobre o ponto da carne, cada pessoa têm uma preferência e saber fazer todoso od pontos é um diferêncial para um churrasco de sucesso.


Você sabe reconhecer o ponto da carne? Então vamos conhecer.

A) MALPASSADA
- Externamente a carne tem cor marrom;
- Apresenta cor rosada nas partes mais próximas à superfície;
- Sua parte central tem cor vermelho-brilhante, é crua e suculenta;
- Sua temperatura interna varia de 60ºC a 65ºC;
- Quando a carne é pressionada com um garfo, somente a sua parte central cede à pressão.

B) AO PONTO
- Externamente tem cor marrom;
- Apresenta o centro cor-de-rosa claro e não libera muito suco;
- Mantém temperatura interna de 70ºC;
- Quando pressionada com um garfo, cede apenas levemente.


C) BEM PASSADA
- Tem coloração marrom-acinzentada em todo o pedaço e a superfície tostada;
- Apresenta-se totalmente cozida e não libera suco;
- Sua temperatura interna atinge até 75ºC;
- Quando pressionada com um garfo, não cede à pressão.

domingo, 25 de abril de 2010

O Boi não serve só para churrasco !

                       Olá Amigos, vamos conversar hoje sobre uma curiosidade que tenho certeza poucos sabem, o boi que apreciamos tanto em um churrasco têm muito mais utilidade que podemos imaginar.



                   Muitas pessoas à primeira vista podem achar que a resposta para essa pergunta é óbvia: para produzir carne. A resposta não é tão simples assim... ele serve para produzir carne também, mas são produzidos inúmeros outros produtos a partir de um boi. Muitos desses produtos, nem mesmo os próprios pecuaristas sabem que foram produzidos a partir do produto que ele criou e vendeu ao frigorífico.
                   Esse é um assunto muito interessante, e com certeza vai surpreender muita gente, pois a maioria das pessoas não tem idéia do que um boi pode originar... Não vamos nem comentar sobre a carne, pois acho que todas as pessoas sabem o destino desse componente.
Vamos então começar pelo componente mais externo do boi: o couro. Além da utilização óbvia para a confecção de sapatos, cintos e roupas, o couro dá origem à gelatina neutra que será usada na indústria alimentícia na fabricação de maria-mole, chiclete, suspiros, recheios, coberturas, iogurtes, sorvetes, cremes, etc. A gelatina neutra também é usada na clarificação de vinho, cerveja e suco de frutas e em produtos dietéticos. Na indústria farmacêutica ela é utilizada em cápsulas duras ou moles, comprimidos, drágeas, emulsões, óleos, esponjas medicinais, etc. Além disso, ela produz a gelatina fotográfica que é usada em filmes de artes gráficas, papéis fotográficos e filmes radiológicos. A gelatina hidrolisada é usada em cosméticos, dietéticos, bebidas, alimentos líquidos e em outros processos químicos. A gelatina industrial é usada na fabricação de adesivos, abrasivos, fósforos, capsulação de corantes, etc.
                   Depois podemos falar de crinas e pelos que serão usadas para produção de escovas de enceradeira, escovas para armas de fogo, escovas para lavagem de garrafas, vassoura de pelo e brocha de pintor. Também são usados em luvas de boxe, poétrix (jóias e próteses). Além disto, são usados nos filtros de ar e óleo combustível dos carros.
O sebo produzido tem utilização na indústria química, nos curtumes, nas industrias de sabão, de cosméticos, indústria alimentícia, de tintas, de explosivos, indústria farmacêutica, indústria de pneus, de lápis, fábrica de velas, etc.
                  Os cascos e chifres são usados em artesanatos, na formação de madrepérola e pérolas artificiais. O produto da moagem entra na composição do pó de extintor de incêndios, o óleo entra na composição dos óleos da indústria aeronáutica como aditivo no lubrificante dos aviões.
                  A bílis é usada na indústria química e de bebidas e na indústria farmacêutica, onde os sais biliares entram na composição de remédios digestivos, reagentes para pesquisas e pomadas para contusões.
                 A mucosa do estômago é usada na indústria de laticínios para a fabricação do coalho. Outras mucosas e glândulas são usadas na industria farmacêutica fornecendo diversas substâncias como insulina, hormônios da reprodução, enzimas digestivas, outros compostos enzimáticos, histamina, heparina, imunoestimulantes, glucagon, oxitocina, somatotrofina bovina (hormônio do crescimento), neurotransmissores, tiroxina (hormônio da tireóide), cerebrosídeos, etc, sendo estas substancias usadas na fabricação de remédios para uso humano.
Além disso tudo, há muitos outros subprodutos aproveitados como, por exemplo: conteúdo rumenal, usado como adubo orgânico e na produção de biogás, farinha de carne e ossos usada na fabricação de rações para cães e gatos, os intestinos são usados na fabricação de fios cirúrgicos, cordas para raquete de tênis, etc.
                Dessa forma, não é exagero nenhum dizer que absolutamente tudo do boi é aproveitado, podemos dizer de forma simbólica que até o berro é aproveitado, pois pode ser gravado e utilizado em músicas e trilhas sonoras de filmes e novelas.
                  

terça-feira, 20 de abril de 2010

Você que saber tudo sobre cortes de carne ?

Olá Amigos, link para quem que saber tudo, mais tudo mesmo sobre os cortes da carnes bovina. http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/naoseriadas/cortes/

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dicas para Preparar um bom churrasco

                   Olá Amigos vamos conversar hoje sobre algumas dicas que são essenciais para se preparar o bom churrasco, com certeza com essas dicas você vai receber muitos elogios dos seus amigos.


                         Primeiramente sobre as facas, temos basicamente 3 tipos de facas, a faca de desossa, a faca do chefe e a faca grande.Faca de desossa utilizada na limpeza da carne, têm lâmina estreita e ponta fina, mede entre 5 e 8 polegadas.Faca do chefe usada no corte da carne assada, possui lâmina larga e a base do cabo não vai até o final da lâmina, deve medir entre 8 e 10 polegadas.Faca grande que é utilizada para corte de peças de carne grande, é possui lâmina de 35 cm.Sobre carne uma dica bem legal e o salgamento, após cortamos as carnes e colocarmos elas no espeto ou preparar os cortes para grelha, um segredo e deixar ela salgada bem perto da churrasqueira por uns 7 minutos antes de colocar ela sobre a brasa, para que o sal possa penetrar na carne e antes de colocar na brasa, tire um pouco do sal, uma dica é o selamento que falarei em outra oportunidade.As carnes inteiras que você colocar na brasa, sempre coloque inicialmente com a gordura virada pra cima, para que a gordura da carne possa penetrar na carne, aqui no blog detalho mais sobre esse assunto em outros tópicos.Uma outra dica muito interessante e reservar as cinzas do churrasco anterior para colocar encima da brasa.Essas cinzas serão colocadas aos poucos encima do braseiro já bem acesso cerca de 50 minutos depois, essas cinzas evitarão que a gordura que pingará das carnes acenda labaredas indesejadas, que podem queimar suas carnes.Bem amigos essas dicas em conjunto lhe ajudarão em muito na hora de fazer um bom churrasco.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fraldinha No Espeto - Churrasco Nobre Buffet de Churrasco

--> Olá Amigos, vamos conversar sobre outra iguaria do nosso Brasil a Fraldinha. Uma deliciosa carne que aqui vou contar seus segredos e como melhor prepara-la.




                  A Fraldinha é também chamada de aba de filé, no corte de costela mingua, a Fraldinha é a ponta com carne. Ela é constituída de feixes musculares mais grossos e longos, ela é extremamente saborosa tanto no espeto como na grelha num churrasco. Ela deve ser bem limpa (maqueada) ela tem somente esse pequeno ponto negativo, ou seja, ela requer um esforço maior para sua limpeza porque normalmente ela vem com muitas aponeflosas e membranas brancas. Mais com certeza pelo seu sabor vale a pena o esforço na sua limpeza. Ela pode ser encontrada também maturada, ai nesse caso já estará limpa e pronto para o preparo. A Fraldinha no espeto deve ser colocada em pedaços inteiros, cumpridos e de forma bem compacta para que ela possa cozinhar por inteiro. Após colocarmos no espeto, colocamos então o sal grosso na Fraldinha é se usa o sal grosso (triturado) que o tipo de sal que melhor se adapta a ela. Deixamos o espeto com ela no já salgada bem próximo a churrasqueira por 5 minutos, para que o sal entre na carne.Após esse tempo tiramos o excesso de sal grosso da carne e colocamos ela na parte inferior da churrasqueira que é cerca de 15cm a 20cm para que possamos selar a carne, selar a carne é a ação de criar uma capa na carne para que seu suco não se perca.Nesse momento da selagem a carne fica no máximo 5 minutos de cada lado, criando aquela aparência dourada na carne, então depois desse tempo levantamos o espeto para 40cm do braseiro.Lembre se que o braseiro deve estar bem intenso e sem chamas, não esqueça disso, senão no ato da selagem a carne será queimada pelo fogo.Deixe ela então nesse segundo nível por uns 20 minutos de cada lado e sirva ela por completo, a carne ficará suculenta e vermelhinha.



www.churrasconobrerio.com.br

terça-feira, 13 de abril de 2010

Picanha com Molho Barbecue

                      Olá Amigos, vamos conversar novamente sobre a Picanha, com certeza essa iguaria do nosso Brasil não cansa de ser inventada e reinventada.


                      Picanha com Molho Barbecue, podemos saborear a Picanha de várias formas aqui no Blog você a encontra com várias receitas e hoje quero falar dela com de uma forma um pouco diferente da tradicional que saboreamos nos churrascos, sejam os dos amigos ou em festas. Normalmente saboreamos a Picanha com sal grosso, confesso que a uma das formas mais saborosas, mais podemos fazer uma variação dela com um molho sensacional que é o Barbecue.Recentemente em um dos churrascos que eu fiz experimentei essa receita e tive um índice muito alto de aprovação, pois isso é comum ao ser humano a novidade, o descobrir e o sabor então nem se fala.Então amigos o que fiz, separei uma peça de picanha de mais ou menos 1 kg e 100 gramas e coloquei no lugar mais alto da churrasqueira para assar.Deixa lá com o lado da carne virada para baixo por mais ou menos 40 minutos, (Esse lado mais alto da churrasqueira deve ter no mínimo 60 cm de distancia do braseiro), pois a essa distância garantimos que a carne não será queimada.Após esses 40 minutos a Picanha murcha, ou seja, ela se contrai então é a hora de virarmos a gordura pra baixo.Nesse momento que viramos a gordura pra baixo e que então vamos contar o segredo de nossa receita de hoje, colocamos encima da carne uma mistura feita previamente numa tigela de manteiga, sal grosso e o molho barbecue, esse três ingredientes devem ser misturados uniformemente formando uma pasta.Então após essa pasta formada colocamos encima da carne quando ela for virada com a gordura pra baixo.Essa gordura deve ser cozinha por mais uns 15 minutos e então essa peça de Picanha deve ser retirada inteira da churrasqueira e cortada.Amigos se a Picanha já é gostosa só com o sal grosso, vocês vão descobrir como ela fica saborosa com esse tempero de Barbecue e Manteiga.Amigos não esqueçam, somente coloquem o molho após o tempo de cozimento que falei acima, aproveitem essa iguaria do nosso Brasil e até o próximo post.

www.churrasconobrerj.com.br

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ferramentas de um Churrasqueiro




Um Churrasqueiro para poder fazer o melhor churrasco, têm que se preocupar com suas ferramentas de trabalho, pois a escolha delas nos possibilita agilidade e tranquilidade na hora que estamos fazendo nosso churrasco. Uma ferramenta essencial e a pá ou a espátula para o carvão, com ela controlamos o carvão na churrasqueira, facilitamos seu manuseio e evitamos de colocar a mão no carvão que além de sujar a mão evita qualquer acidente evitando que tenhamos contato direto com o carvão frio ou quente.Muita gente não liga pra isso, ai mexe no carvão de qualquer forma, suja a mão toda e na hora de mexer no carvão pega aquele garfo que está mexendo na carne e acaba ficando muito próximo da brasa, possibilitando um acidente.Outra ferramenta fundamental e o garfo de duas pontas com cabo grande, para que você possa mexer na carne numa distância segura da brasa, evitando assim uma exposição direta sobre o calor da brasa.Mais uma ferramenta essencial e a faca de cabo longo que junto com o garfo auxilia o churrasqueiro no manuseio da carne evitando assim o que estamos frisando aqui, a aproximação do calor do braseiro.Mais uma ferramenta essencial e o pegador também de cabo longo, quando você faz carnes na grelha ele é perfeito para que você manuseei a carne, mais uma vez aqui o que acontece e que nossos amigos utilizando aquele garfo de duas pontas pequeno que serve para auxiliar a faca no corte da carne e acabam se aproximando perigosamente do braseiro.A luva térmica também é uma grande ferramenta mais nesse caso é mais indicada num churrasco profissional pois muitos vão achar que ela incomoda, mais ela com certeza ajuda muito em relação ao calor da brasa.Num próximo posto vamos conversar sobre as facas, ferramentas tão essências como as que falei nesse poste, até lá.

www.churrasconobrerj.com.br