terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Chip do boi rastreia o seu churrasco



Imagine comprar uma carne no supermercado e, pelo código de barras, saber tudo sobre o boi que dará origem ao seu churrasco - da fazenda na qual o animal foi criado até seu histórico de vacinas e data de abate.
Essa é uma realidade que pode não estar tão distante assim do Brasil. Com o projeto de implementação nacional do Chip do Boi, o governo federal pretende tornar rastreável toda a carne produzida no país.
A tecnologia está sendo desenvolvido pela CEITEC S.A (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada), estatal federal vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, líder em semicondutores da América Latina.
O chip permite que a rastreabilidade das informações sobre os animais seja feita totalmente de forma eletrônica, eliminando o erro humano na coleta de dados. “O brinco com o chip funciona como o CPF dos animais”, explica Eduard R. Weichselbaumer, presidente da Ceitec. “Ele é uma referência para encontrar em um banco de dados informações como data de nascimento, quem são os pais, vacinas válidas, manejo e etc”.

Como funciona

O sistema vem com um software de banco de dados, um coletor e um brinco que contém um chip e uma antena. Para colher informações sobre o animal, basta aproximar um bastão com um leitor do chip. Elas são repassadas a um computador por meio de cabo ou rádio.
O chip é de baixa freqüência, não possui bateria e é carregado energeticamente pelo sinal do leitor. No caso de uma pesagem ou vacinação, por exemplo, a economia de tempo e a confiabilidade dos dados é muito grande, como explica Weichselbaumer.

www.churrasconobrerj.com.br 

Nenhum comentário: