terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O que é Gourmet?


Gourmet é o nome que se dá a uma cozinha ou produto alimentar (incluindo bebidas) que estejam associados à ideia de haute cuisine ou alta cozinha, evocando assim um ideal cultural, associado com as artes culinárias. Assim um vinho ou um restaurante diz-se gourmet quando este é de alta qualidade e está reservado a paladares mais avançados e a experiências gastronómicas mais elaboradas. Por consequência os produtos e ou refeições gourmet são normalmente mais caras que os seus equivalentes não gourmet. A palavra gourmet tem ascendência francesa e o seu significado original designava os bons apreciadores de vinho, os verdadeiros conhecedores. Actualmente já faz parte do vocabulário português e alargou o seu âmbito a tudo o que se relaciona com os prazeres da mesa, sempre na perspectiva da autenticidade e da qualidade.
Este termo pode também ser associado, mais raramente, a uma pessoa, quando se lhe quer atribuir a qualidade de possuir um paladar apurado, e que possua algum conhecimento ou entendimento avançado de culinária e gastronomia.[1]
Este termo poderá ser encarado por alguns como uma conotação negativa pois poderá estar associado a elitismo ou snobismo, porém a sua utilização geral e mais comum não possui esta conotação.
Outras definições podem ser atribuídas, como sendo ser um produto de produção limitada, com um design exclusivo e arrojado, com caracteristicas únicas do ponto de vista sensorial, sendo mesmo intitulado como produto de posicionamento "Premium". Os produtos Gourmet são traduzidos por acrescerem valor acrescentado, e serem diferenciadores da concorrência.
A variável qualidade inerente ao produto Gourmet não se limita ao seu paladar, sabor ou aroma, podendo distinguir-se pela sua forma de produção, pela originalidade na embalagem, pela sua idade , pela sua especialidade, ou pelo tipo de matéria-primas usadas na sua confecção.
O factor preço ainda exerce forte influência, na decisão de aquisição por parte do consumidor, no entanto a procura de produtos "Gourmet" tem crescido de forma exponencial , tendo cada vez mais adeptos principalmente junto de clientes de grau de exigência mais elevado. A tipologia do cliente alvo define-se por consumidor sofisticado, atento , curioso, crítico e disponível para experimentar coisas novas.
O Gourmet é um segmento que apresenta um vasto potencial de crescimento, para área da distribuição e indústria alimentar. Este tipo de produto é já possível encontrar com relativa facilidade nas diversas insígnias de retalho moderno.
O grau de penetração dos produtos Gourmet será tanto maior, quanto maior resultar a implementação de lojas de muita conveniência (localização, estacionamento, horário) , de excelente atendimento ( personalizado, conhecedor) e oferta ( não só em termos qualidade , mas também diversidade).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

www.churrasconobrerj.com.br 

Nenhum comentário: