quarta-feira, 6 de maio de 2015

Baby beef


Baby beef é o nome dado a um dos cortes nobres retirados do miolo da alcatra, também chamado de coração ou centro da alcatra. A mesma região do boi é conhecida como corazón de cuadril (espanhol) e eye of rump (inglês). É vizinho do igualmente valorizado bombom da alcatra, sendo separados apenas por um nervo. Trata-se de uma peça pequena, uma iguaria que raramente ultrapassa 800 gramas.
Da região da alcatra, que fica na parte traseira do gado, também são obtidos outros cortes muito apreciados por amantes de churrasco, como a maminha e a picanha. O Baby beef tem o privilégio de ser um corte protegido, com fibras pouco expostas a esforço e movimentação. Não por acaso, é valorizado por sua carne extremamente macia.
No quesito marmoreio, o Baby beef é um corte magro, quase sem gordura entremeada nas fibras. Mas ainda assim pode render preparos com boa umidade e suculência, graças às suas fibras curtas e bem irrigadas.
Por seu baixo teor lipídico é ideal para quem não abre mão de carnes saborosas, mas faz questão de uma dieta mais leve e equilibrada. No paladar é delicada e pouco acentuada. Uma carne fácil de manipular e versátil, que se presta a uma infinidade de preparações. Casa muito bem com diversos acompanhamentos, dos mais simples ao mais elaborados.
Mais tenra que o coxão mole, pode ser usada para bifes, churrasco ou grelha. Mas também faz excelente papel em assados, refogados, grelhados e picadinhos. No caso da brasa, os cortes devem ser altos, grossos o suficiente para não ressecar e manter seus sucos.
É importante ressaltar que o nome Baby beef, usado no Brasil para definir o miolo da alcatra, nos países de língua inglesa tem outro significado. Na livre tradução do inglês para o português significa bife bebê.
Internacionalmente esse nome é usado para definir carne de vitelos, bois extremamente jovens (e por isso, muito valorizados). Daí a origem da confusão entre os brasileiros, que muitas vezes atribuem erroneamente o nome do corte retirado da alcatra à carne de gados jovens.
Churrasco Nobre. 21-3258-3379 - 98644-2195

Nenhum comentário: