quarta-feira, 6 de maio de 2015

T-Bone é um corte especial



O T-Bone é um corte especial muito venerado por amantes de carne. Ele é combinação de duas partes nobres do boi: o miolo do filé mignon e o final do contrafilé (chorizo). É retirado da parte central lombar do boi, com quatro vértebras.
O corte feito na transversal deixa o osso da espinha dorsal em formato de T aparente, separando os dois tipos de carne. Daí vem o nome T-Bone, que na livre tradução do inglês significa osso em T.
A combinação do contrafilé (lado maior) com o filé mignon (lado menor) mais a presença do osso e o acabamento em gordura lateral possibilitam diversos sabores e texturas em um único bife.
Além disso, o osso que se estende ao miolo da carne ajuda a conduzir o calor no interior do corte. Essa estrutura é uma excelente condutora de calor, fazendo com que a carne cozinhe de maneira mais uniforme e, ao mesmo tempo, impedindo que ela resseque durante o cozimento.
A textura da carne é macia com uma boa quantidade de gordura entremeada nas fibras dando um excelente marmoreio. Por tudo isso, é indicada principalmente para preparos rápidos em churrasqueira ou grelha. E sem muitos temperos para que se sinta todo o seu sabor. Também pode ser preparada em frigideira ou chapa.
Na Itália, o T-Bone também é historicamente adorado, mas atende pelo nome de bistecca alla fiorentina. Famosa na região da Toscana, geralmente é preparada em bifes com até oito centímetros de altura, em cozimento rápido na brasa. É servida tradicionalmente malpassada e sem nenhum tempero. Os toscanos mais puristas não permitem nem mesmo a adição de sal.
Independente do lugar do mundo, o T-Bone é uma iguaria rara e cara. As peças podem chegar a um quilo e um quilo e meio.

Churrasco Nobre - Qualidade e sabor na sua festa. Já marcou o seu churrasco? http://www.churrasconobrerio.com.br -
telefones: 21 3258-3379 98643-9151 986442195 - WhatsApp‪#‎churrasconobre‬

Nenhum comentário: