quarta-feira, 6 de maio de 2015

Bife de tira


O Bife de tira é um dos cortes argentinos mais valorizados pelos apaixonados por um bom churrasco. Seu consumo entre os brasileiros é recente, por isso não é fácil encontrá-lo no comércio convencional de carnes, apenas em casas especializadas em cortes especiais.
Tradicionalmente, a obtenção da peça é feita a partir do corte dapicanha, no sentido do comprimento, formando tiras não muito grossas a favor das fibras da carne. Tal preparação resulta em bifes compridos com uma camada de gordura que acompanha toda a lateral das fibras. Os mais tenros e saborosos são os do centro da peça, além de serem mais altos e encorpados.
O corte é excelente também quando extraído de peças do chorizo, uma carne nobre do miolo do contrafilé, de textura macia e sabor acentuado, coberta por uma generosa camada de gordura nas laterais. Em formato de tiras, o corte realça ainda mais as qualidades naturais de umidade, suculência e sabor da carne, desde que preparada de maneira adequada.
O mais indicado para preservar suas qualidades é jamais prepará-la sem a gordura, mesmo que ela não seja consumida. Caso contrário, corre-se o risco de ter no prato um bife seco, rígido e sem sabor. A carne pode ser levada diretamente à grelha ou numa parrilha. Mas também fica ótima em frigideira, no fogão.
Churrasco Nobre. 21-3258-3379 - 98644-2195

Nenhum comentário: