quinta-feira, 7 de maio de 2015

BIFE ROLÊ OU BRACIOLA


Braciola ou braciole. O significado exato da palavra italiana depende da geografia, mas universalmente trata-se de uma fatia de carne. Dependendo da região da Itália essa carne pode ser recheada, enrolada e cozida em molho ou assado sobre brasas. Pode ser carne de boi, peixe, porco, cordeiro e até cavalo.
No norte do país pode inclusive aparecer em carnes com osso. Mas na Toscana, a mais popular é a braciola senz’osso ou braciola desossada. O açougueiro Dario Cecchini, mestre de Panzano, usa na sua receita a groppa, que é um músculo específico da garupa do boi. No sul da Itália essa carne é enrolada em torno de um recheio e pode receber o nome de involtini.
No Brasil, o que chamamos de braciola é o bife rolê. Mais uma das inúmeras corruptelas gastronômicas de herança italiana. Nada mais que um bom bife enrolado em torno de recheios comuns e geralmente cozido em molho de tomate. Um prato do dia a dia: simples, fácil e muito saboroso.
Bife rolê ou braciola
É preparado com coxão duro ou patinho cortado em bifes finos, enrolados em torno de tiras de cenoura, bacon, vagem e salsinha. Depois é só temperar com sal e pimenta-do-reino. Como modo de preparo a chef sugere molho de tomate à base de cebola e alho, que pode ser feito na pressão para acelerar o tempo de cozimento.
Churrasco Nobre. 21-3258-3379 - 98644-2195

Nenhum comentário: