quarta-feira, 6 de maio de 2015


O Bife de Chorizo é o corte que consagrou a Argentina como ícone do churrasco mundial, ao lado do igualmente nobre bife ancho. Também faz parte do contrafilé, como o seu vizinho. Mas está localizado no centro da peça, num músculo que faz pouquíssimo esforço.
Apesar de tão próximo ao ancho, o Chorizo tem caraterísticas próprias e oferece sabor e textura bem diferentes. Graças ao seu sabor acentuado, que conquista os fissurados por carne, tornou-se estrela de pratos em restaurantes renomados ao redor do mundo.
Por pertencer ao miolo do contrafilé, sua carne é muito macia e com um pouco menos de marmoreio. A gordura é concentrada na generosa camada que cerca a lateral da carne. Essa manteiga natural garante a umidade e suculência das fibras quando expostas ao fogo.
É ideal em bifes talhados com cerca de 400 gramas. Peças com o dobro do peso e tamanho rendem um excelente bife de tira. Para preservar a suculência e a maciez da carne no preparo, as fatias devem ser altas. Pelo menos dois ou três centímetros de espessura. Pode ser grelhado, assado ou chapeado em fogo alto, rapidamente para que não fique rígido.
O mais indicado é servi-lo malpassado ou ao ponto para garantir todas as suas qualidades de sabor e textura.
Dependendo do local recebe diferentes nomes como strip steak, shell steak ou New York strip. Este último, uma alusão à Manhattan, que no século XIX abrigou o elegante restaurante Delmonico, onde o tal bife figurava como estrela do cardápio. Na Austrália é chamado de filé ou lombo desossado, nome que se refere à sua localização, intimamente ligada à costela do boi.
O nome latino, Chorizo, vem da similaridade do formato dos bifes com o chouriço, um tipo de linguiça. Para os argentinos, as bordas arredondadas lembram as fatias do tradicional embutido cilíndrico.
Churrasco Nobre. 21-3258-3379 - 98644-2195

Nenhum comentário: