quarta-feira, 6 de maio de 2015

BISTECA À MILANESA


Entre os clássicos de carne não poderia faltar uma milanesa, maneira deliciosa de fazer um bife envolto em uma crosta de muito sabor. A bisteca caiu como uma luva para a receita, já que é uma carne muito saborosa em virtude de estar próxima do osso. O segredo é bater na carne para afiná-la, transformando-a em um bife mais fino, perfeito para milanesa.
Outro segredo é temperar com ervas aromáticas os ovos nos quais se vai empanar a bisteca, e também fazer a sua própria farinha de pão, a partir de pão italiano dormido, torrado levemente no forno e ralado.

CORTE

A bisteca bovina ou chuleta é um corte extraído do contrafilé, também conhecida como bife de chorizo com osso. Para obtê-la, é preciso manter o contrafilé aderido às vértebras já no abate do animal. Depois de resfriada, a peça é fatiada no sentido transversal separando-se cada vértebra em bifes.
Graças ao osso e à capa de gordura que envolve cada fatia, a carne se mantém macia e suculenta ao cozimento. No miolo arredondado fica uma polpa de carne nobre entremeada por gordura amarelo-clara. Pode ser preparada em frigideira, na chapa, churrasqueira ou grelha.

TÉCNICA EMPREGADA

Empanar – Utilizada em alimentos que serão fritos por imersão ou meia imersão. Consiste em revestir previamente o alimento (a carne) em uma camada fina de massa líquida ou à base de farinha, que vai proporcionar um isolamento fino e proteger a carne do contato direito com a gordura quente da fritura.

INGREDIENTES (2 PORÇÕES: LEVANDO EM CONTA UMA BISTECA PARA CADA DUAS PESSOAS)

  • 1 peça de bisteca
  • 2 ovos batidos
  • 2 colheres de um mix de ervas frescas picadinhas: salsinha, tomilho, orégano, ciboulette e alecrim
  • 2 xícaras de farinha de pão (pão italiano dormido, torrado e ralado)
  • 1 xícara de manteiga clarificada
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER

Bata na carne da bisteca com um martelo de carne ou um bastão até obter um bife fino, tempere com sal e pimenta-do-reino.
Misture os ovos com as ervas aromáticas e uma pitada de sal.
Passe a bisteca pela mistura de ovos e pela farinha de pão.
Aqueça a manteiga em uma frigideira, disponha a bisteca em fogo baixo até que fique com a crosta dourada (cerca de 5 minutos de cada lado). Vire e repita o processo.
Leve ao forno preaquecido por mais 5 minutos. Deixe descansar 3 minutos e sirva.
Para fazer manteiga clarificada:
Derreta 1 tablete de manteiga sem sal e escume todas as impurezas que subirem à superfície, ficando apenas com a gordura da manteiga e eliminando toda a proteína durante o processo. Espere esfriar e use para frituras e salteados.
Churrasco Nobre. 21-3258-3379 - 98644-2195

Nenhum comentário: