quinta-feira, 7 de maio de 2015

BARREADO


Também chamado de carne barreada, o barreado é uma receita tradicional do estado do Paraná e um ícone da cozinha brasileira. Trata-se de um cozido profundo de origem açoriana, muito provavelmente trazido para o Brasil pelos colonos portugueses que também dominavam o Arquipélago dos Açores.
Na receita tradicional a carne é posta em uma panela barro, tampada e vedada nas bordas por uma mistura de farinha de mandioca e água. Depois é enterrada no chão sobre o qual se acende o fogo. Um preparo que leva muitas horas, cerca de 20 ou mais. Atualmente, pela praticidade, quase ninguém mais enterra o barreado, e há também a facilidade do cozimento mais rápido em panela de pressão. Mas os ingredientes da receita original foram mantidos.
Uma receita simples e acessível, pois desde sua origem tem como matéria-prima cortes mais rígidos e, assim, mais baratos. O longo cozimento rompe as fibras deixando a carne macia envolta em um caldo grosso e rico em sabor e aroma retidos pela panela vedada. O tempero varia de acordo com o gosto regional, e pode incluir ervas aromáticas, tomate, vinagre de vinho tinto, cheiro verde (salsa e cebolinha), especiarias, alho, cebola e até o defumado bacon. Para acompanhar são servidas farinha, arroz e, em algumas regiões, frutas. A carne usada para o barreado é o coxão duro, podendo variar entre patinho, músculo, peixinho.
Churrasco Nobre. 21-3258-3379 - 98644-2195

Nenhum comentário: