quinta-feira, 7 de maio de 2015

HAMBÚRGUER


Muita gente reivindica a autoria do célebre sanduíche, mas sua criação segue envolta em mitos. Embora tenham muitos candidatos ao título de inventor, ninguém sabe quem foi responsável por colocar o bolinho de carne achatado dentro das duas faces de pão. É certo, porém, que a combinação despontou no final do século XIX, muito depois da invenção do sanduíche (qualquer tipo de pão com qualquer tipo de carne) e do tal bolinho.
O hambúrguer é filho do sanduíche. E a culpa disso caiu no colo do inglês John Montagu, o quarto Conde de Sandwich, que passara horas na jogatina alimentando-se apenas de carne entre duas fatias de pão no ano de 1762. Da Inglaterra seguiu para o mundo, com a carne sempre no meio. Antes em fatias cruas extremamente finas, depois super picada e espalhada sobre o pão (o bife tártaro) e temperada com mostarda. Até chegar o moedor, a grelha, e os alemães com seu bife de Hamburgo. Mas ainda consumido à mesa, com garfo e faca, escoltado por cebolas, legumes, molho de carne e purê de batata.
O encontro do queridinho bife de Hamburgo com o pão – que hoje parece inevitável – ironicamente foi resultado da industrialização dos EUA. Só em 1916, no Kansas, J. Walter Anderson implantou uma banca de hambúrgueres vendidos por 5 centavos de dólar. Até que no pós-guerra os irmãos Richard e Maurice McDonald criam o que se tornaria o símbolo máximo do fast-food e do life style norte-americano para o mundo. Hoje, assume ares de iguaria gastronômica combinando carnes refinadas e muito saborosas.
O hambúrguer ganha diferentes receitas para todos os gostos. Aqui vemos quatro receitas com sabores e texturas variadas. 
Hambúrguer Tradicional
Uma combinação equilibrada de 200g de carne e gordura, feita a partir de cortes que podem variar de acordo com a produção, como acém ou raquete. O corte utilizado vai depender da produção, pois o intuito é sempre aproveitar o produto que está mais abundante e no seu melhor momento. Também disponível na versão kids.
Hambúrguer Blend
Blend especial feito com 200g de carne bovina − em uma combinação secreta criada pela chef − na proporção exata de gordura e carne que garante suculência e maciez.
Hambúrguer Light 
Feito a partir de cortes magros como o patinho, coxão mole e alcatra, esta versão tem menos calorias sem abrir mão do sabor. 
Hambúrguer de Costela
Feito 100% a partir da janela de costela – excluída a gordura externa, já que a carne da costela tem o suficiente de gordura entremeada – tem o equilíbrio perfeito entre sabor e textura.
Churrasco Nobre. 21-3258-3379 - 98644-2195

Nenhum comentário: