quarta-feira, 6 de maio de 2015

Bombom da Alcatra


O Bombom foi descoberto pelo mestre em carnes brasileiro, Marcos Bassi, em 1978. O corte é retirado do miolo da alcatra, também chamado de coração ou centro da alcatra, corazón de cuadril (espanhol) ou eye of rump (inglês). A peça inteira fica no traseiro do boi, de onde são extraídos outros cortes muito apreciados por churrasqueiros, como a maminha.
Localizado ao lado oposto do baby beef , do qual se separa apenas por um nervo, o Bombom é igualmente saboroso e um pouco mais macio que seu vizinho. Rende peças pequenas que raramente alcançam um quilo. São protegidas por uma capa externa de gordura, que deve ser retirada deixando a carne magra. Por isso, é uma aliada de quem adota uma dieta equilibrada, sem abrir mão do sabor.
O fato de ser um corte pequeno, macio e saboroso, faz do Bombom de alcatra uma iguaria. Depois de limpa, a peça fica “red meat”, de aparência muito agradável. E, apesar de não ter muita marmorização (sem gordura entremeada nas fibras), é uma carne bastante irrigada e com textura super macia.
Muito semelhante ao filé mignon, é inclusive indicada aos mesmos preparos. Pode servir como medalhões, muitas vezes circundados por generosas fatias de bacon. Ou ainda como escalopes, pequenos bifes preparados com ou sem molho. Também se presta à preparação de emincés, fatias finas de carne usadas em preparos diversos, como no clássico estrogonofe, em alternativa ao mignon.
Na grelha, churrasqueira ou parrilha é aconselhável deixar uma pequena capa de gordura para garantir mais nuances de sabor. Além disso, o cozimento deve ser rápido para que não perca a maciez. No caso de frigideiras e chapas, o fogo deve ser alto e também por pouco tempo para conservar a umidade da carne.
Churrasco Nobre. 21-3258-3379 - 98644-2195

Nenhum comentário: